medalhas 

futebol foi o segundo esporte coletivo a entrar oficialmente nos Jogos Olímpicos, atrás apenas do polo aquático, em 1908.

É o torneio mundial mais imprevisível, com medalhas conquistadas por países como Japão (bronze em 1968), Gana (bronze em 1992), Nigéria(ouro em 1996 e prata em 2008), Camarões (ouro em 2000) e Coréia do Sul (bronze em 2012). Enquanto isso, o Brasil, maior ganhador de Copas do Mundo, com cinco títulos, nunca conquistou uma medalha de ouro, tendo três medalhas de prata e duas de bronze. A Alemanha, outra grande potência mundial, só conseguiu uma única medalha, um bronze, em 1988, ainda como Alemanha Ocidental, e desde então nunca mais chegou a se classificar para o torneio. Apesar disso, a Alemanha Oriental faturou o ouro em 1976, além de uma prata e um bronze.

A Seleção Brasileira, equipe mais vitoriosa da história do futebol, nunca conquistou a tão sonhada medalha de ouro em Olimpíadas, competição que a equipe disputa desde 1952, em Helsinque. No entanto, o time verde-amarelo tem, em seu histórico, uma bela bagagem, que soma duas medalhas de prata e duas de bronze.

A primeira campanha de destaque do Brasil foi nos Jogos Olímpicos de 1984, em Los Angeles. Sob o comando do técnico Jair Picerni, a Seleção chegou à final da competição pela primeira vez.  O time canarinho era composto por: Gilmar Rinaldi, Ronaldo, Pinga, Mauro Galvão e André Luiz; Ademir, Dunga e Gilmar; Tonho, Kita e Silvinho.

Apesar do bom elenco, a equipe canarinho foi derrotada por 2 a 0 para a França, em uma partida que até hoje possui o maior público da modalidade em Olimpíadas, com 101.799 pessoas. Antes de perder a decisão e conquistar a prata, o Brasil venceu a Alemanha Ocidental, Arábia Saudita, Marrocos, Canadá e Itália.

Quatro anos depois, em Seul, o time verde-amarelo, comandado por Carlos Alberto Silva, apresentou um time recheado de referências do futebol, como Taffarel, Luiz Carlos Winck, Aloísio, André Cruz e Jorginho; Andrade, Milton e Neto; Careca, Romário e Bebeto.  Com esse esquadrão, a Seleção chegou mais uma vez à final, mas não conquistou o tão desejado ouro, devido uma derrota para a União Soviética.

O Brasil passou por Nigéria, Austrália e Iugoslávia na primeira fase. Nas quartas de final, derrubou a rival Argentina. Para chegar à decisão, o time canarinho teve de enfrentar a Alemanha Ocidental. Depois de empate no tempo normal, Taffarel brilhou nos penaltis e deu a classificação para o Brasil. Na finalíssima, diante dos soviéticos, a Seleção fez uma boa partida, mas acabou ficando com a prata. Nessa edição, o ainda jovem Romário foi o artilheiro da competição, com sete golos.

As Olimpíadas de 1996, realizadas em Atlanta, foram as primeiras com a presença de três jogadores maiores de 23 anos. O Brasil, dirigido por Zagalo, era formado por grandes nomes da conquista da Copa do Mundo de 1994: Aldair, Bebeto e Ronaldo.

A caminhada do Brasil começou com uma derrota para diante do Japão. Depois, o time canarinho venceu as partidas contra Hungria, Nigéria e Gana. Porém, na semifinal, essa mesma Nigéria teve um triunfo sobre a Seleção no gol de ouro. Na disputa pelo terceiro, o time verde-amarelo goleou Portugal por 5 a 0 e conquistou o seu primeiro bronze olímpico.